20 de novembro de 2010

Leucemia

leucemia Primer Instituto Contra la Leucemia en España.
[Foto:http://www.absolutbadalona.com/primer-instituto-contra-la-leucemia-en-espana/]
Devido á anemia constante e que parecia incurável suspeitaram que eu tivesse leucemia(clique aqui), aproveito para tocar no assunto:
Leucemias são cânceres dos leucócitos, os glóbulos brancos que estão nos gânglios linfáticos e na corrente sangüínea. As leucemias caracterizam-se, portanto, por uma proliferação anormal e desordenada de glóbulos brancos que provoca grandes alterações na contagem das células do sangue.


Todas as células do sangue - glóbulos brancos (células de defesa do organismo), glóbulos vermelhos (cuja função é transportar oxigênio para órgãos e tecidos) e plaquetas (células responsáveis pela coagulação) - são fabricadas dentro da medula óssea, no tutano do osso e nos gânglios linfáticos.
Existem vários tipos de leucócitos, ou glóbulos brancos. São os linfócitos, neutrófilos, monócitos, por exemplo.
Na leucemia, a produção totalmente desordenada dos leucócitos faz com que seu número aumente consideravelmente. Num hemograma, em vez de aparecerem de 5 a 10 mil glóbulos brancos, aparecem 90, 100 mil. Isso altera a produção das outras séries, ou seja, das plaquetas e glóbulos vermelhos, acarretando uma queda expressiva no número de plaquetas. De 150/200 mil, elas podem cair para apenas 5 mil. Outra manifestação importante da doença é a anemia porque os níveis de hemoglobina também desabam. Essas alterações todas são detectadas no hemograma, um exame de sangue bastante simples, e acontecem porque as células leucêmicas se proliferam de forma desordenada e começam a ocupar a medula óssea.
A grande característica da leucemia, portanto, é o surgimento de quantidades muito grandes de leucócitos anômalos. São leucócitos doentes que além de perder a função de defesa do organismo, ocupam a fábrica e reduzem o espaço para a fabricação dos outras células que compõem o sangue. A falha na produção dos glóbulos vermelhos e plaquetas provoca manifestações clínicas que incluem anemia, fraqueza, palidez, cansaço, hemorragia, sangramentos no nariz e na gengiva, manchas vermelhas na pele e infecções. Esses sinais são próprios da leucemia aguda.
Existem, porém, as leucemias crônicas que na maior parte das vezes são detectadas num hemograma rotineiro. Em geral, a pessoa não sente nada, faz um check-up ou um exame de sangue por qualquer motivo e constata alterações significativas na contagem das células do sangue.

FONTE:
Dr. Jacques Tabacof é médico hematologista. Especialista em tratamento de leucemias e linfomas, trabalha nos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, Entrevista retirada do site http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/910/leucemia/pagina1/definicao%20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário