20 de novembro de 2010

1Sintoma: Anemia ferropênica

anemia animada

 O que é anemia por deficiência de Ferro?
O ferro é um nutriente (oligoelemento) essencial para a produção adequada de glóbulos vermelhos. A falta de ferro no organismo causa a diminuição da produção de glóbulos vermelhos, ou seja, ANEMIA FERROPÉNICA.
Como a anemia por deficiência de ferro se manifesta?

Há palidez, cansaço, fraqueza, sonolência e falta de ar. A anemia por deficiência de ferro prejudica o desenvolvimento físico das crianças e dos adolescentes, dificulta a aprendizagem escolar e diminui as defesas do organismo contra infecções. Grávidas que apresentam anemia por deficiência de ferro na gravidez podem gerar filhos com baixo peso e com anemia a nascença.
Quais as principais causas de deficiência de ferro no organismo?
A mais comum é a não suplementação e o consumo de alimentos que não são ricos em ferro. Outras causas frequentes são as perdas sanguíneas crónicas decorrentes de doenças que afectam o intestino ou sangramento menstrual abundante
Como prevenir a Anemia por deficiência de ferro?
O consumo equilibrado de alimentos ricos em ferro e a suplementação nos primeiros anos de vida são fundamentais para a saúde e previne a deficiência de ferro.
Alguns alimentos ricos em ferro:
Carnes vermelhas,Miúdos de frango,Aves,Peixes,Feijões,Ervilhas,Lentilhas,Aveia,Açúcar amarelo.
 Dicas:
Existem muitos alimentos industrializados que são enriquecidos com ferro, como a farinha de trigo e cereais pequeno-almoço. A combinação de alimentos ricos em ferro com alimentos ricos em Vitamina C, ajuda a combater a anemia por deficiência de ferro
Alguns alimentos ricos em Vitamina C:
Frutas: Laranja, limão, kiwis, tangerinas, abacaxi…
Vegetais: abóbora, couve-flor, repolho, tomate…


[Clique para ir á fonte:Site da Dr.ª Jacqueline Fernandes : nutricionista.com.pt ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário