20 de novembro de 2010

Retossigmoidoscopia e Colonoscopia:




Retossigmoidoscopia:



Exame realizado através de um tubo rígido de 25 cm de comprimento (retossigmoidoscopia rígida), ou por meio de um aparelho flexível de fibra ótica com 70 cm de comprimento (retossigmoidoscopia flexível) que é introduzido pelo ânus e permite visualizar internamente o reto e parte do cólon. Se for encontrada alguma lesão que possa indicar presença de tumor, uma biópsia deve ser realizada. Na manhã do exame é recomendado realizar uma refeição leve. É necessário uma pequena lavagem intestinal do paciente antes do exame.
Desvantagem: O aparelho alcança apenas o reto e parte do cólon, portanto não possibilita ser usado isoladamente como método de pesquisa de tumores em toda extensão do intestino grosso.


Colonoscopia:


A colonoscopia é um exame realizado por aparelho de fibra ótica, longo e flexível com cerca de 180 cm de comprimento, introduzido através do ânus, que permite a visualização do reto e de todo o cólon em mais de 95% das vezes. Para a realização do exame é necessário limpeza intestinal, feita com laxantes ou lavagem intestinal. Durante o preparo, é importante beber água em abundância para evitar a desidratação.


Antes do exame o médico administra um sedativo e um analgésico, em seguida o aparelho é conduzido por todo o intestino grosso e toda extensão de sua parede interna é examinada. Se for verificada a presença de pólipos, estes são removidos e enviados para exame anatomopatológico. Ao término desse procedimento o paciente é liberado, não sendo necessária internação.
Vantagens: A colonoscopia é na verdade o melhor, o mais sensível e específico procedimento para o diagnóstico de pólipos e de câncer do cólon e reto. Serve também para a prevenção e tratamento, ou seja, para a retirada de pólipos, que são analisados posteriormente através de exame de anátomo patologia.
Desvantagens: tem custo mais elevado que os demais exames utilizados para a mesma finalidade, devendo ser executado por profissional idôneo e especializado.



9 comentários:

  1. achei muito bom , meu marido encontra-se ostomizado a sete meses e me a judou muito achei muito esclarecedor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ajudar, se quiser me adciona no msn, caso queiram publicar sua história:
      bruna.bdossantos@hotmail.com


      Grande abraço.

      Excluir
  2. Para retossigmoidoscopia flexível,como é o procedimento para quem fez colectomia total com o fechamento do reto há 03 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, se não houver passagem pelo ânus não é feita a retossigmoidoscopia, porém a colono usando como caminho a própria ostomia, como houve uma estenose no meu caso por exemplo, é assim o procedimento.
      grande abraço.
      bruna.bdossantos@hotmail.com

      Excluir
  3. Para retossigmoidoscopia flexivél,como é o procedimento para quem fez colectomia total com o fechamento do reto

    ResponderExcluir
  4. parabéns a todos que escreveraram pois as informações batem com tudo que eu conheço sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. IRMÃOS CORAGEM-CIRO RAMALHO E CLAUDINEY
    parabéns a todos que escreveraram pois as informações batem com tudo que eu conheço sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Os dois exames podem ser feitos no mesmo dia?

    ResponderExcluir
  7. Informar, neste caso, pode ajudar a salvar. PArabéns pela iniciativa. Estamos juntos na luta por informar e se quiser conhecer nossa página onde também tratamos sobre esse assunto com informação, será bom ter sua visita.

    ResponderExcluir