20 de novembro de 2010

Estenose Intestinal


Estreitamento de segmento do intestino. 
O segmento do intestino inflamado cicatriza ou apresenta formas de tecido fibroso(fibrose). A estenose não provoca dor e uma vez estabelecida não há tratamento para reverter a cicatriz.
Às vezes tornam-se tão estreitas, (devido a formação de novas cicatrizes) resultando em obstrução parcial ou total, impedindo a passagem da matéria fecal. A estenose se não tratada pode levar a sérias complicações. A obstruçao ocorre ocasionalmente no colon, mas é mais comum no intestino delgado. Se a inflamação é a causa primeira da estenose, o
tratamento medicamentoso ( ex: imunossupressor) pode ajudar a controlar as obstruções. Em alguns casos o médico pode introduzir um tubo nasogástrico e usar sucção para desubstruir o segmento. Mas, se o tratamento falhar é necessária a cirurgia. Mais comumente a obstrução é causada por cicatriz ou fibrose grave. Quando isso acontece a cirurgia é recomendada. Se a estenose é no intestino delgado, pode se extirpar o segmento estenosado ou aumentar o segmento estreitado. ( através de um procedimento chamado: estenoplastia ). Às vezes, as estenoses podem ser dilatadas usando-se um cateter através de um endoscópio. (esse procedimento tanto serve para o colon como para o intestino delgado) Menos pacientes que sofrem de obstrução do colon precisam submeter-se a cirurgia. Esta é mais comum nas obstruções do intestino delgado.

[Fonte: http://majomayer.sites.uol.com.br/paginas/artigos.html]

7 comentários:

  1. meu filho nasceu com varias obstruçao intestinal e passou por 3 cirurgias mas o intestino nao reage e eta com estenose, tem a possibilida de da recuperaçao ou e preciso transplante. ele esta internado no pequeno principe de curitiba. preciso de uma luz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bem, só agora vi seu comentário, espero que seu principe esteja bem. Eu não sei o que causou as obstruções no intestino dele, mas sei que intestino é um pouco complicado mesmo, de todas as pessoas que conheci com problemas intestinais que passaram por cirurgias, sempre foram mais de duas, mas graças a Deus tudo sempre dá certo no final. Vou horar pelo seu bebê. Acredito na vitória e espero em breve poder publicar a história de vocês por aqui.

      Bruninha
      bruna.bdossantos@hotmail.com

      Excluir
  2. oi sou claudio pai do davi meu filho nasceu de 8 meses e ta com essa tal de estenose bom foi oque o medico nos disse mas gostaria de saber mais sobre essa doença,estamos sofrendo muito com isso temos que fazer dilataçao duas vezes ao dia com ele gostaria de saber se alguem ja passou por isso e teve resultado agradeço a quem responder palavras de um pai que esta sofrendo com seu filho amem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudio eu estou passando novamente por este problema, é ruim sim, mas por mais que lhe doa, por favor não deixe de fazer, eu fiz essa besteira e estou sofrendo as consequências.
      Quando as fezes não conseguem passar, causam tanta pressão que pode ocasionar uma fistula (no final deste post está o link falando sobre isso. qualquer dúvida envia um email ou me liga.

      Abraços
      (http://alemdaostomia.blogspot.com.br/2010/12/fistula.html)

      Excluir
  3. minha mae esta com esta doença gostaria de saber o que ocasiona esta doença

    ResponderExcluir
  4. Tenho semi estenose no colon transverso de 8,72 cm, será que tenho que fazer cirurgia?

    ResponderExcluir
  5. Faço uso de colonostomia, ia fazer a reversão, porém, na biópsia foi verificado uma estenose no intestino grosso, agora o médico disse que vai precisar dissecar parte do intestino, não só fechar a ostomia. Estou apavorada, já fiz duas cirurgias por causa do intestino. Tenho 43 anos, se realmente fizer essa dissecação, quanto tempo seria para recuperação??

    ResponderExcluir