11 de março de 2010

Ostomia, que é isso ?



    Eu lembro do desespero quando ouvi falar a primeira vez que durante minha cirurgia a ostomia poderia ser um procedimento necessário. Mas medo mesmo eu senti quando acordei na U.T.I com tubos até na alma e com aquilo...O meu corpo esfriou de medo, mas aí como não tinha jeito, tratei de encarar o problema de frente e pus um belo sorriso na cara pra que minha família ficasse bem.

7 Anos depois e estou aqui vivinha pra contar história.

    São várias as razões pelas quais uma pessoa necessita de uma cirurgia para desviar o caminho natural de saída da fezes ou urina, esse desvio para fora chamamos de ostoma ( ou atualmente estoma)geralmente na parede do abdomên, como o excremento não poderá ser controlado por vontade própria acabamos usando essas bolsinhas coletoras (parecidas com a que estou na foto principal).

Abaixo os 3 principais tipos (o meu é a Ileostomia - da coluna central).

3 comentários:

  1. A ileostomia apesar de mais discreta (a saída ser menor) impede que o bolo fecal chegue até o intestino grosso onde há maior absorsão de água, ainda embebida em muita água e sucos gástricos portanto o cuidado para não ter contato com a pele deve ser redobrado né Kris??? ou ele meio que "digere" a pele e fica parecido a uma queimadura.

    GIlson Santos

    ResponderExcluir
  2. Meu marido usou bolsa de coloctomia aos 41 anos devido a um cancer de intestino, fumou 12 anos, e faleceu aos 45. Agora minha sogra está com o mesmo cancer, e colocou a mesma bolsa, tbm fumou mts anos... o fumante paga pra morrer com mto sofrimento... é inacreditável nao acreditarem nos exemplos que o Ministério da Saúde Adverte.
    Jacqueline Larsen Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu bem, tomemos isso de lição. NÃO AO TABAGISMO!!!!!!!!!

      Excluir